saúde

Pesquisadora da UFN desenvolve aplicativo que conecta gestantes a profissionais da saúde

João Pedro Lamas

Foto: UFN (Divulgação)
Lenise Dutra da Silva explica o funcionamento da pesquisa que deu origem ao aplicativo

A pesquisadora da Universidade Franciscana (UFN), Lenise Dutra da Silva, desenvolveu um aplicativo para atendimento e acompanhamento de gestantes e puérperas (que tiveram bebê recentemente). Ela defendeu sua dissertação de mestrado dentro do programa em Saúde Materno Infantil no ultimo dia 21. O APP estará disponível a partir de fevereiro de 2019.

O aplicativo, chamado de Gestar Care, tem como ideia facilitar, agilizar e ampliar a interação entre o profissional de saúde e a paciente. Além disso, ele quer diminuir as dúvidas das gestantes, das famílias e das puérperas por meio de informações e orientações que serão repassadas diretamente por um profissional. Ele vai contar com a possibilidade de fazer o atendimento por chamada de vídeo .

Para usar o APP, é necessário fazer um cadastro no site do Gestar Care. Com isso, a paciente terá acesso a instruções do aplicativo e dos profissionais que farão o atendimento. As informações do cadastro serão repassadas ao administrador do aplicativo e o sistema vai selecionar os profissionais, vinculados ao APP, mais adequados para atender as demandas da paciente.

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De início, o aplicativo conta com ações de cuidado na área de enfermagem em saúde. Após, estão previstos atendimentos com psicólogos, nutricionistas e médicos de várias especialidades.

DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento, foram necessárias três etapas: a primeira foi a validação e prototipagem, onde foram feitas rodas de conversa com as gestantes e profissionais da área da saúde para verificar quais seriam as necessidades e o que poderia ser feito para que o atendimento fosse realizado. Também foram verificadas as dificuldades e realizada uma busca nas questões legais para que o aplicativo pudesse funcionar.

Na segunda etapa, foi feita a modelagem, considerando os aspectos éticos em relação ao atendimento e o acompanhamento via aplicativo.

A terceira e última etapa foi o desenvolvimento do aplicativo pelo Curso de Sistemas da Informação da UFN, que será disponibilizado a partir do mês de fevereiro de 2018, em três plataformas: Tablet, Smartphone e pelo computador.

*Com informações da assessoria da UFN

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